Antevéspera de Dia de Finados já tem movimento nos cemitérios municipais

Por Dourados News - André Bento em 31/10/2020 às 10:15:15

. Antevéspera do Dia de Finados, este sábado (31) já tem movimento nos cemitérios municipais de Dourados, Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus. Desde a manhã visitantes aproveitaram a oportunidade para lavar túmulos e em alguns casos antecipar as homenagens.

Conforme o Decreto n° 2.958 de 20 de outubro de 2020, expedido pela prefeita Délia Razuk (sem partido), foram estabelecidas normas de biossegurança de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) para a data lembrada em 2 de novembro, próxima segunda-feira.

Pela norma publicada no Diário Oficial do Município, para realização de cerimônias religiosas, em espaços abertos permitidos deve-se delimitar área para o culto religioso ou evento similar com 30% de lotação.

Outro trecho assinala ser necessário fazer controle de acesso, respeitando a taxa de ocupação de 4 metros quadrados por pessoa, garantindo distanciamento mínimo um metro e meio entre elas.

É recomendado que não haja práticas de aproximação entre as pessoas e outras formas de contato físico, bem como sejam adotadas medidas para evitar qualquer forma de agrupamentos.

Quanto aos corredores dos cemitérios, deve-se evitar a aglomeração e o trânsito de pessoas deve ser organizado, garantindo o distanciamento de no mínimo um metro e meio entre elas.

O uso de máscaras durante todo o período de permanência nos cemitérios e capelas é obrigatório, seja para funcionários, colaboradores, visitantes e público em geral, "preferencialmente de tecido de dupla camada ou TNT (tecido não tecido)".

Também devem ser seguidas as boas práticas de uso, remoção e descarte, assim como higienização adequada das mãos antes e após a remoção, bem como que o uso de máscaras deve ser sempre combinado com outras medidas de proteção e higienização, conforme Orientações Gerais de uso de máscaras faciais não profissionais publicado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em 3 de abril de 2020.

Caso haja bebedouros, independentemente do modelo, o decreto ordena que permaneçam lacrados.

DENGUE - TOPO

Comentários