ALMS - Respeito a vida

Contágio desacelera e Dourados não é mais epicentro da doença

Por Carlos Deanhaiha, Folha de Dourados com informações Campo Grande News em 18/07/2020 às 14:18:12

Foto: Divulgação

. O título de epicentro do novo coronavírus na macrorregião de Dourados – formada por 33 municípios – foi perdido. Na região que vivem pelo 800 mil pessoas, pelo menos 50% dos leitos de UTI estão ocupados, sendo 17% pacientes com casos positivos da covid-19;

Mesmo que a maioria das cidades ainda seja classificada como grau alto e aparecer no mpa do programa Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) como alto grau de risco, a macrorregião tem a menor taxa de ocupação de eitos de UTI nos últimos dias. Dos 111 leitos disponíveis, 50% estão ocupados.

Levantamento feito nesta sexta-feira (17) pela equipe do Campo Grande News mostra que as principais cidades da macrorregião não atualiza as regras de restrição desde maio. Alguns municípios estão flexibilizando as medidas, como por exemplo, Dourados que é a segunda colocada em casos de mortes no Estado de Mato Grosso do Sul.

Das 216 vítimas fatais confirmadas até o fechamento desta matéria em Mato Grosso do Sul, 90 aconteceram na região de Dourados. A região tem mais de 6.369 casos positivos.

Dos 20 municípios com maior número de casos em Mato Grosso do Sul, nove ficam na macrorregião do município de Dourados. Dourados segue com 3.716 casos confirmados enquanto Rio Brilhante vem logo em seguida com quase 460 casos da doença.

Dourados tem 1.636,7 casos por cem mil habitantes. Vicentina, Juti, Fátima do Sul e Rio Brilhante também superam a incidência de mil casos por cem mil habitantes, diz o Campo Grande News.

**Dourados - **Foi anunciado pela Prefeitura de Dourados na última sexta-feira (18) o lockdown completo da cidade aos domingos, onde apenas serviços essênciais poderão funcionar, entre eles funerárias, supermercados, farmácias e outros.

Durante a semana, a Prefeitura de Dourados vai flexibilizar serviços como bares, conveniências, academias e igrejas que poderão funcionar com capacidade reduzida de 30% da capacidade total. O toque de recolher continua das 20h às 05h.

**Rio Brilhante - **Nos domingos, todos os estabelecimentos de Rio Brilhante ficarão fechados por ordem da Prefeitura de Rio Brilhante, para tentar conter o avanço e a propagação do novo coronavírus. O toque de recolher é das 22h às 05h.

Amambai - O município de Amambai não adotará o lockdown no próximo domingo, como aconteceu nos últimos dois domingos (5 e 12). O comércio funciona normalmente. O comércio poderá abrir de segunda a sábado até as 19h e domingo até 12h.

(Arte: Thiago Mendes). (Clique para ampliar)


DENGUE - TOPO

Comentários