Autorizadas a abrir em convenção, lojas amanhecem fechadas no feriado de Corpus Christi

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Convenção coletiva entre patrões e empregados nesta semana decidiu abrir o comércio de Dourados nesta quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, no entanto, maioria das lojas amanheceram fechadas. Apenas as grandes lojas de varejo devem abrir as portas.

O presidente do Sindicom (Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados)) Everaldo Dias Leite, disse que a decisão de abrir o comércio foi uma escolha entre empresários e empregados de lojas de grande varejo.

A escolha partiu da informação da antecipação do pagamento da folha salarial dos servidores da prefeitura de Dourados, sobretudo em razão das vendas não terem sido boas ao comércio neste mês de maio.

A reportagem esteve na região central às 8h30 e constatou que na avenida Marcelino Pires, a principal da cidade, não havia nenhuma loja aberta entre as ruas Albino Torraca e Presidente Vargas.

Pelo local havia apenas movimentação de católicos que confeccionavam o tapete a Corpus Christi. Por causa da celebração, a Marcelino Pires e Joaquim Teixeira Alves estão fechadas entre João Rosa Góes e Melvin Jones.

Feriadão

As repartições públicas municipais acompanham o feriado e ponto facultativo e fecham durante o período, retomando as atividades normalmente na segunda-feira (3/6). Funcionam apenas os serviços considerados essenciais, segurança pública e Serviço Móvel de Urgência.

SAÚDE
De 30/5 a 02/6 os postos de saúde e PAM (Pronto Atendimento Médico) seguem fechados, com atendimentos concentrados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital da Vida. Já a Farmácia do PAM funcionam em regime de plantão, de quinta (30/5) a domingo (2/6), das 7h às 17h, bem como a Sala de Vacinação da unidade, que nesse período atenderá das 7h às 13h.

PLANTÃO DE VACINAÇÃO
Além da Sala de Vacinação do PAM, a Prefeitura de Dourados, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e Núcleo de Imunização, realizam plantão de vacinação contra a Dengue e a Gripe. Confira a programação:

Quinta-feira (30/5)
Assai das 7h às 19h / Shopping das 13h às 20h / Comper das 7h às 19h / PAM 7h às 13h

Sexta-feira (31/5)
Assai das 7h às 19h / Shopping das 10h às 22h / Comper das 7h às 19h / PAM 7h às 13h

Sábado (1/6)
Varandas Supermercado das 8h às 12h / Shopping das 7h às 19h / Comper das 7h às 22h / PAM 7h às 13h

Domingo (2/6)
Shopping das 14h às 20h / PAM 7h às 13h

EDUCAÇÃO
As unidades escolares seguem o calendário escolar próprio, publicado pela Secretaria Municipal de Educação.

COLETA DE RESÍDUOS E ECOPONTOS
De acordo com a Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), os serviços de Coleta de Resíduos, Ecopontos e Picador serão interrompidos apenas no feriado de Corpus Christi, quinta-feira (30/5).