Postos de saúde Seleta e Santo André vão atender no período noturno

Posto Seleta fica localizado no jardim Flórida e o Santo André no bairro que leva o nome do posto

Posto Seleta fica localizado no jardim Flórida e o Santo André no bairro que leva o nome do posto

Dois postos de saúde em Dourados – Seleta e Santo André – vão passar a atender no período noturno a partir do final de março. A informação é do secretário municipal de saúde, Waldno Lucena Junior.

A medida tem como objetivo atender principalmente o trabalhador que não tem condições de ir a uma unidade de saúde em horário comercial, já que os postos funcionam das 7h às 11h e das 13 às 17h.

"A Seleta é o Santo André vão atender em expediente normal e terão horário estendido para funcionamento das 18h às 22 horas", disse o secretário de saúde.

As duas unidades não serão referência para urgência e emergência no período noturno. Esse tipo de atendimento continuará sendo prestado na UPA.

Postos de saúde Seleta e Santo André vão atender no período noturno

O médico Waldno de Lucena Junior é o secretário municipal de saúde em Dourados

"A Seleta e o Santo André vão realizar os mesmos serviços já feitos durante o dia, ou seja, de rotina à atenção primária à saúde. Vão aplicar vacina, realizar pré-natal, vai atender o público hipertenso e diabético, fará troca de receita, tudo o que é feito durante o dia", explica Waldno Lucena Junior, que é médico especialista em Medicina de Família e Comunidade.

Qualquer pessoa poderá procurar as unidades para atendimento noturno, assim que estiverem em funcionamento. Com a abertura no período noturno, espera-se que haja uma diminuição no fluxo de pacientes na UPA, pois muitos dos atendimentos no local não são de urgência.

Os atendimentos noturnos nessas duas unidades farão parte do programa "Saúde na hora", do Governo do Estado, que trata da implantação do horário estendido de funcionamento das USF (Unidades de Saúde da Família) e UBS (Unidades Básicas de Saúde).

Um edital deverá ser lançado nesta segunda-feira no Diário Oficial do Município de Dourados para processo seletivo de contratação de médicos para o atendimento noturno na Seleta e Santo André.