Secura deve durar mais dias, mas previsão aponta chegada da chuva até dia 17

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O clima quente e seco deve permanecer mais alguns dias em Dourados, segundo informações divulgadas pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) de Mato Grosso do Sul.

Porém, é possível que a região receba até dia 17 de agosto, pancadas de chuva que podem acumular até 80 milímetros.

De acordo com a previsão, existe também a expectativa da chegada de uma frente fria entre quinta e sexta-feira (5/8), aumentando a nebulosidade e podendo causar tempestades isoladas no Sul do Estado.

"Há previsão do avanço de uma frente fria pela região sul e sudoeste o que deverá favorecer um aumento de nebulosidade na maioria dos municípios, porém espera-se algumas pancadas de chuvas e tempestades isoladas no extremo sul do estado. Em relação ao período que vai de 1 a 17 de agosto, os modelos indicam probabilidade de chuvas com acumulados de até 80mm, principalmente para as regiões Grande Dourados, Leste e Cone-Sul", diz a nota publicada na segunda-feira pelo Centro.

Dourados está há 45 dias sem chuvas expressivas, de acordo com a Embrapa Agropecuária do Oeste, gerando inclusive alertas de cuidados relativos a baixa umidade do ar.

Na segunda-feira (1/8), por exemplo, o índice mais baixo foi de 21% por volta das 14h. Nesta terça (2/8), a umidade variou até o momento entre 44% e 79%.

Já a temperatura permanece quente nesta semana.

Hoje a máxima deve chegar aos 35ºC e amanhã e quinta-feira (4/8) os termômetros ficam entre 16ºC e 35ºC, segundo as informações do Ceptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos). As possibilidades de chuvas durante a semana são baixas, chegando a apenas 5%.