C.M - Simposio Setembro Amarelo - ok

Campanha "Dourados Rosa" será aberta nesta segunda-feira

Por Informe News em 01/10/2018 às 07:39:37

O "Dourados Rosa", campanha que busca a conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama terá abertura oficial nesta segunda-feira, dia 1º de outubro, às 8 horas, na Clínica de Atendimento a Mulher. A ação contará com extensa programação durante todo outubro, mês que é símbolo desta mobilização.

A programação de abertura contará com participação de pacientes que superaram o câncer de mama, oficialização do projeto "lenço solidário" e apresentações culturais.

Para todo o mês, a Secretaria de Saúde intensificou a realização de preventivos e mamografias. O secretário Renato Vidigal ressaltou que toda a equipe da área de saúde está mobilizada na campanha.

"Desde o ano passado, a prefeita Délia Razuk direcionou para que a campanha fosse um grande diferencial em Dourados e temos levado a mensagem sobre a importância do diagnóstico precoce da doença no processo de cura e também trabalhado a qualidade de vida da mulher", diz o secretário. "Conseguimos dar celeridade à mamografia e atualmente temos vagas disponíveis; antes não se tinha vagas", explica.

As unidades básicas de saúde atenderão com preventivos e encaminharão os pedidos de mamografia e também oferecerão testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites. Este serviço tem início no dia 3 e segue até dia 31, no horário de atendimento comum dos postos.

Ações diferenciadas foram traçadas em várias regiões da cidade para envolver as mulheres de várias faixas etárias.

No dia 3, às 18 horas, a UBS do Santo André contará com palestra, aulas de zumba e de automaquiagem.

A Clínica da Mulher contará com divulgação de material informativo sobre câncer, de 2 a 4 de outubro. No dia 8, às 8h, a unidade recebe a palestra "Vencendo o Câncer de Mama".

No dia 04 haverá a campanha no período noturno  na Unidade Básica de Saúde da Cabeceira Alergre.

Para o dia 17, a partir das 8 horas, o centro da mulher contará com oficina de beleza com diversas ações gratuitas para as mulheres. No dia 20, as unidades do Campo Dourado, Carisma e Parque das Nações I realizarão a campanha em período integral.

No dia 22, a partir das 8h, o CAM contará com palestra com profissional de nutrição sobre cuidados com a saúde e qualidade de vida.

No dia 23, a unidade básica da Vila Rosa realizará a campanha DIA M no Dourados Rosa,  das 17 às 21 horas, ofertando a coleta de preventivos, exame clínico das mamas, oferta de testes rápidos, atividades educativas com nutricionista, psicólogos e enfermeiros, além de sessões de alongamento e sorteio de brindes.

A programação na Clínica da Mulher segue no dia 25 e as mulheres contarão com acupuntura, auriculoterapia e aromoterapia, procedimentos em parceria com médica Marcela Navarreti.

No dia 27, as unidades do Jardim Maracanã e Altos do Indaiá ofertarão as atividades. No dia 30, na Clínica, uma animada aula de zumba ocorrerá às 18 horas.

Ainda no dia 30, a agenda na unidade de saúde do Ouro Verde contará com a "Tarde Rosa", com confraternização, sessão de maquiagem e entrega de lembrancinhas. O encerramento das ações da Atenção Especializada, também na Clínica da Mulher, é no dia 31, com entrega de lenço solidário.

Fonte: Dourados News

Anuncie Aqui (728x90) Acima de Policia